Por Mariana Canedo
Policiais encontraram o corpo do atleta e professor de artes marciais Diego Braga na noite desta segunda-feira, no Morro do Banco, zona oeste do Rio de Janeiro. O ex lutador teve sua moto furtada na madrugada de segunda e após fazer buscas em comunidades da zona oeste para tentar recupera-la, foi morto por bandidos.
Foto: Instagram @oficialluizlima
Um criminoso de 18 anos ligado ao tráfico de drogas foi preso e confessou participação na morte de Diego. Buscas estão sendo realizadas para encontrar outros criminosos na região.
Ex-lutador de MMA, Diego se aposentou dos ringues em 2019, com saldo de 23 vitórias, oito derrotas e um empate. Treinou com nomes como Anderson Silva e os irmãos Minotauro, que lamentaram sua morte nas redes sociais.
“Ainda me custa acreditar. Grande amigo, irmão, fiel, pai exemplar, trabalhador, deixou um grande legado por onde passou. Descanse em paz, Diego. Que Deus te receba de braços abertos e conforte o coração da família e dos amigos. Te amo”, escreveu Rogério Minotauro.
Diego Braga era dono de academias de muay thai e jiu jitsu nas comunidades da Tijuquinha, Rio das Pedras e no bairro da Freguesia. Em dezembro do ano passado, sua academia realizou evento de gradução de Muay Thai para centenas de jovens na Arena 2 do Parque Olímpico.
Treinava o filho Gabriel Braga, de 25 anos, também lutador profissional de MMA que no ano passado, chegou à final do peso-pena da PFL, categoria dos Estados Unidos e uma das maiores do esporte no mundo. Além de Gabriel, Diego deixa também Theo, de 8 anos.
“Um cara trabalhador que, assim como muitos outros, corre atrás dos seus sonhos. Com seu esforço comprou sua moto que foi roubada e teve seus direitos violados. Enquanto os que têm o poder normalizam a violência como se nada pudessem fazer, pois para eles é só mais um que virou estatística. Sempre lutou por um futuro melhor, acreditando na força da comunidade e no poder da educação. Sua visão de um Rio de Janeiro mais seguro e justo era a luz que guiava suas ações. Mas essa mesma violência que você tanto combateu acabou por ceifar sua vida deixando um vazio imenso em nossos corações”, declarou Anderson Silva.
O ex-nadador olímpico e deputado federal Luiz Lima também escreveu em sua rede social: “Triste demais, falência do estado, inoperância do governo no combate ao crime em todas as esferas, já perdemos a batalha, mas tem com vencer e recuperar o tempo perdido! Quanta covardia, que coisa terrível que não tem explicação alguma. Vale lembrar que há três anos a polícia é impedida de entrar em favelas dominadas por criminosos devido a uma ação do PSB que foi acatada. De mãos atadas, a polícia não trabalha preventivamente, mas sim só após tragédias como esta. Meus sentimentos aos familiares e amigos, que fique a imagem desse grande atleta, amigo e campeão que todos os atletas tem tanto carinho”.
O sepultamento de Diego será nesta quarta, no Jardim da Saudade em Sulacap.
Comments