Aos 65 anos, medalhista olímpico Djan Madruga se inspira em Joel Kriger, que disputará a prova de 800m livre 70-75 e fez história ao alcançar o topo do Everest em 2022
Por Mariana Canedo
Se manter em alto nível no esporte é para os fortes, mas alcançar a longevidade e se manter em nível excepcional, é só para os másters. Termo que tem sua origem no inglês, francês e no Latim, a palavra máster está relacionada a pessoa que demonstra um grande conhecimento ou habilidade na realização de algum ofício ou pessoa que controla, guia ou dá direcionamentos a outras.
E é exatamente com essas características que os brasileiros Djan Madruga (65) e Joel Kriger (70) vão cair na piscina nesta segunda-feira, em Doha, no Catar, para disputar provas de 800m livre de natação do Mundial Masters de Esportes Aquáticos.
Foto: Djan Madruga (arquivo pessoal)
Com o melhor tempo entre os postulantes ao pódio na categoria 60-69 (10:08.31), Djan, que foi medalhista olímpico em Moscou 1980, encontra seu direcionamento no amigo, que além de exímio nadador, fez história em 2022 ao subir o Everest.
“Ele é uma motivação, pois estou sempre uma categoria abaixo do Joel e ele deixa recordes bastante difíceis nas provas de fundo para eu tentar quebrar quando entrar na nova faixa etária, daqui a cinco anos”, revelou Djan.
O paranaense Joel Kriger, que em 2022 tinha 68 anos, entrou para a história do montanhismo ao se tornar o escalador brasileiro com idade mais avançada a alcançar o topo do Monte Everest, no Himalaia. Com 8.848 metros de altitude, o Everest é a montanha mais alta do planeta Terra.
O Campeonato Mundial Masters de Esportes Aquáticos de Doha, que começou a ser disputado na última sexta-feira (23), é um dos maiores do mundo e conta com atletas masters nas cinco modalidades aquáticas: natação, salto, polo aquático, natação artística e águas abertas. A capital do Qatar já organizou vários eventos mundiais de esportes aquáticos no passado e, até o dia 3 de março, deve reunir no Aspire Dome, no Centro Aquático Hamad, no Porto Antigo de Doha e no Complexo Esportivo Al Sadd, cerca de 6000 atletas de mais de 100 países. Entre os inscritos, há 70 brasileiros.
コメント