Até o dia 5 de novembro, Santiago será a capital continental do esporte. Cerca de 9 mil esportistas, entre atletas e paratletas de 41 países estarão participando dos Jogos Pan-Americanos, que serão disputados em quatro regiões do Chile. No Parque Esportivo Estádio Nacional, um complexo construído ao redor do estádio que recebeu a final da Copa do Mundo de 1962 e, recentemente, um investimento de mais de 120 milhões de dólares, serão disputadas 20 das 39 modalidades dos Jogos. O Parque Peñalolén, o Parque O'Higgins, o Parque Metropolitano San Cristóbal e as praias de Viña del Mar e de Pichilemu também serão palco de outras modalidades.
As primeiras delegações já chegaram à Vila Pan-americana, que está instalada em uma área de 6,4 hectares. Após os Jogos, os 17 prédios que abrigarão os atletas na capital chilena serão transformados em residências sociais para 1.355 famílias. Esse será um dos legados da competição para o país além das novas instalações esportivas.
Entre os hóspedes ilustres, Rebeca Andrade. A brasileira, que superou a ginasta norte-americana Simone Biles no último mundial ficando com a medalha de ouro no salto, chega com status de estrela embora seja estreante em Jogos Pan-Americanos. A atleta declarou estar contente por poder sentir a energia da competição e também elogiou as instalações da Vila Pan-americana.
A competição de ginástica artística começa no próximo dia 21 e Rebeca não é a única esperança de medalha do time Brasil, que chega com a maior delegação da história (630 atletas, 45% mulheres). Além de atletas como Flávia Saraiva, Arthur Nory e Diogo Soares da ginástica, medalhistas de outras modalidades como Rayssa Leal (skate), Caio Bonfim (marcha atlética), Fernando Scheffer (natação) e Martine Grael/Kahena Kunze (vela) também estarão presentes na competição.
Foto: Instagram@Kunzegrael
A meta do Comitê Olímpico do Brasil (COB) é manter o país entre os três primeiros e classificar o maior número de atletas possível para os Jogos Olímpicos, já que o Pan distribuirá vagas diretas em 21 modalidades além de pontuação no ranking mundial ou índice em outras 12.
Foto: Ricardo Bufolin/CBG
O ginasta Arthur Nory, que no Pan-Americano de 2019 conquistou a prata no individual geral, será um dos atletas brasileiros a tentar garantir vaga para Paris-2024 nos Jogos de Santiago. O atleta caiu na barra fixa durante o Mundial. No Pan, Nory tentará também a classificação nas argolas. Com os direitos de transmissão do evento adquiridos, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) transmitirá todas as competições através do seu canal de streaming em parceria com a CazéTV.
Comments