top of page
bruxellasproducoes

Brasil do hexa no futsal está na ponta

A inédita conquista do hexacampeonato mundial pela seleção brasileira de futsal – com 2 a 1 sobre a Argentina, no domingo, dia 6 de outubro, no Uzbequistão - não apenas ampliou a vantagem histórica do Brasil diante dos rivais, como fez com que a seleção abrisse uma maior diferença na liderança do ranking mundial masculino da modalidade. Antes, a vantagem sobre Portugal era de 40,8 pontos, e agora, é de 104,42. Assim sendo, de acordo com a lista divulgada na última sexta-feira, dia 11, pela Fifa, o Brasil está na ponta, com 1.650,75, seguido por Portugal, com 1.546,33; Argentina, com 1.520,59; Espanha, com 1.517,00; e Cazaquistão, com 1.500,09.

Foto: Instagram @cbf_futsal_

O Brasil lidera também a listagem feminina, em função do bicampeonato no Torneio Internacional de Xanxerê, em Santa Catarina, além do fato de ter sido eleita a melhor equipe do mundo pelo Futsal Planet Awards. Vale ressaltar que a primeira Copa feminina de futsal da Fifa será disputada em 2025, nas Filipinas. No ranking atual, as brasileiras estão à frente, com 1.375,29, seguidas por Espanha, com 1.304,48; Portugal, 1.266,33; Argentina, com 1.193,19; e Colômbia, com 1.168,69.

O hexacampeonato continua repercutindo entre os amantes do futsal e do esporte no Brasil. Na terça-feira, dia 8 de outubro, a CBF inaugurou na fachada de sua sede, no Rio de Janeiro, um enorme painel com a imagem dos hexacampeões mundiais de Futsal. Antes, a seleção havia sido campeã pela Fifa em 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012.

No Uzbequistão, a equipe comandada pelo técnico Marquinhos Xavier teve 100% de aproveitamento, numa campanha histórica, na qual conseguiu sete vitórias. Passou na primeira fase por Cuba, Croácia e Tailândia. Nas oitavas, venceu a Costa Rica e nas quartas, o Marrocos. Na sequência, superou a Ucrânia na semifinal e, por fim, derrotou a Argentina.

A Seleção Brasileira fez 40 gols e sofreu seis. Com dez gols, Marcel foi o artilheiro da competição. Dyego foi eleito o melhor jogador do Mundial enquanto o goleiro Willian ficou com o prêmio de melhor da posição.

O técnico do hexa, Marquinhos Xavier enfatizou o quanto o futsal é importante para o esporte brasileiro:

“Demonstra que o futsal é uma modalidade muito importante no nosso país. Todo esse apoio e reconhecimento que recebemos da CBF, a gente devolveu na imagem, na repercussão positiva que a modalidade traz e que está muito presente em muitos projetos sociais, em ONGs. A gente atinge desde as crianças até o alto rendimento”.

Também durante o Mundial, a Fifa anunciou que irá apresentar ao Comitê Olímpico Internacional (COI) uma proposta oficial no sentido de que o futsal e o beach soccer (futebol de areia) sejam incluídos no programa dos Jogos Olímpicos.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page