De hoje até o dia 21 de agosto, o município de Lauro de Freitas, que fica na região metropolitana de Salvador, será a casa da Ginástica Artística Brasileira. Ao todo, 50 ginastas de 12 equipes no feminino, e 37 atletas de 10 agremiações no masculino, estarão participando o Campeonato Brasileiro Adulto. O evento é considerado um aquecimento importantíssimo para as duas seleções brasileiras, já que o Campeonato Mundial de Ginástica Artística da Antuérpia, que terá caráter pré-olímpico, será disputado a partir do dia 30 de setembro.
“É um evento fundamental. Teremos os melhores ginastas do país reunidos na mesma competição. Depois deste evento, haverá várias competições importantes, como o Mundial, etapas da Copa do Mundo, Sul-Americano Juvenil, Gymnasiade. Todos os nossos principais ginastas estão em preparação para alguma coisa. Por esse motivo, nada melhor que termos nossos árbitros mais qualificados avaliando tudo”, explica Adriana Alves, Coordenadora do Comitê Técnico de Ginástica Artística Feminina.
O ginásio fica nas instalações do Centro Pan-Americano de Judô que, segundo Adriana, oferece uma infraestrutura melhor do que a de muitas competições internacionais. Além disso, para evitar desgastes desnecessários, os atletas estão alojados em um hotel próximo ao local da competição. Assim, todos terão as melhores condições para executar as séries com segurança e tranquilidade.
A Confederação Brasileira de Ginástica estará transmitindo toda a competição através do próprio canal no YouTube, onde o público poderá acompanhar ao vivo o desempenho não só dos medalhistas olímpicos como, também, dos outros ginastas que sonham com o pódio em Paris 2024.
E, além de tudo, saber como está sendo preparada a sucessão da modalidade, já que o Campeonato Brasileiro começa com as futuras ginastas do infantil.
“É o que está por vir, aqueles que carregarão o grande legado da nossa ginástica, que está cada vez melhor. E depois, será a hora de os nossos grandes talentos, aqueles que integram as Seleções Brasileiras, mostrarem o seu melhor”, disse Adriana.
Canal da Confederação Brasileira de Ginástica no YouTube,
Comentários