top of page
bruxellasproducoes

Em busca de medalha, técnico da seleção brasileira de futebol aposta mais uma vez na experiência

             Rumo a Paris, em busca de um lugar ao sol, isto é, no pódio. Com este ideal em mente, o técnico da seleção brasileira feminina de futebol, Arthur Elias, anunciou nesta terça-feira, dia 2, na sede da CBF, as 18 atletas para os Jogos Olímpicos de Paris, entre julho e agosto.  

 

     “Nós vamos para as Olímpiadas, sim, para buscar uma medalha. Acredito muito nas atletas do Brasil. E eu tenho muita confiança que vamos conseguir. Vamos nos preparar ainda, mas escolhemos certo o grupo de trabalho e aquilo que foi falado no começo se mantém, essa é a meta (conquistar a medalha) — enfatizou Arthur Elias.

 

     Para tentar realizar o sonho de um pódio olímpico, a comissão técnica decidiu contar com a camisa 10 Marta, de 34 anos.  Eleita por seis vezes a melhor jogadora feminina de futebol do mundo, a Rainha irá disputar a sexta Olimpíada de sua vitoriosa carreira. Natural de Dois Riachos, em Alagoas, a atacante do Orlando Pride, de Orlando, já havia disputado as Olimpíadas de Atenas-2004, Pequim-2008, Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020, tendo ajudado a equipe nacional a conquistar as medalhas de prata em Atenas e em Pequim. 

 

     Em Copas do Mundo, integrou a seleção na campanha pelo vice-campeonato mundial de 2007 e liderou a equipe nas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo-2003 e do Rio-2007. Além disso, é a maior artilheira em Copas do Mundo, com 17 gols. Marta havia declarado que 2024 seria seu último com a camisa amarela. Recentemente, porém, depois que o Brasil foi escolhido como sede da Copa do Mundo feminina de 2027, admitiu estender a carreira até lá.  

 

     O currículo e a boa fase atual da camisa 10 pesaram a favor de sua convocação por parte do técnico Arthur Elias. Ele destacou o desempenho da atacante pelo Orlando Pride, que está disputando a liderança da NWSL, a liga feminina dos Estados Unidos. Em 12 jogos, nove como titular, a meia-atacante tem quatro gols marcados e uma assistência. 

 


Foto: @martavsilva10 e orlpride


      “Ela soma muito, é a maior atleta de todos os tempos. Ela soma muito porque está jogando bem, fez por merecer estar nessa lista”, comentou Elias. “O desempenho da Marta, especialmente depois que ela voltou a jogar pelo seu clube, que está brigando pela liderança nos EUA, o comportamento dela, com ou sem bola, isso faz com que todas as atletas vejam ali um exemplo. Eu tenho o desafio de encontrar uma maneira de jogar para potencializar o jogo dela. Mas ela sabe que só se ganha com todas”. 

 

    De acordo com o técnico, no processo de observação de jogadoras foi dado um grande número de oportunidades a um grande número delas, a partir do desempenho de cada uma em seus clubes. 

 

     “E, claro, em paralelo a isso, o aprimoramento do nosso modelo de jogo. Então, a Seleção tem ideias de como se comportar em campo em todos os momentos. E isso foi aprimorado com as datas Fifa”, explicou.

 

     Neste sentido, Elias vai conversar com a atacante Cristiane para explicar o motivo da sua ausência, e acrescentou que fica feliz de vê-la se destacando no Campeonato Brasileiro pelo Flamengo. Segundo ele, o número menor de jogadoras na lista olímpica (18 atletas) foi determinante para sua decisão de não levar a atacante de 39 anos, que também conquistou as pratas olímpicas em Atenas-2004 e Pequim-2008, além de ser a maior artilheira em Olimpíadas com 12 jogos, nas edições de 2004, 2008, Londres-2012 e Rio-2016.

 

     Para o torneio olímpico, a seleção já conhece suas adversárias: Espanha, atual campeã mundial, Japão e Nigéria, no Grupo C da fase de grupos do torneio olímpico nos Jogos de Paris-2024, em julho e agosto próximos.  

 

      A estreia brasileira no megaevento será no dia 25 de julho, em Bordeaux, contra as nigerianas. Em seguida, em 28 de julho, as brasileiras vão se defrontar com as japonesas, no Parc des Princes, em Paris. A partida contra a Espanha será no dia 31, novamente no Stade de Bordeaux. 

 

     A preparação do Brasil tinha imício previsto para esta quinta-feira, dia 4 de julho, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). A delegação embarcará no dia 17 para a Bordeaux, cidade francesa que servirá de base para a seleção durante os Jogos. Olímpicos.

 

 

 

*As convocadas do Brasil: 

 

 

 

GOLEIRAS - Lorena (Grêmio) e Tainá (América-MG) 

 

LATERAIS - Antônia (sem clube), Tamires (Corinthians) e Yasmim (Corinthians) 

 

ZAGUEIRAS - , Rafaelle (Orlando Pride-EUA), Tarciane (Houston Dash-EUA) e Thais Ferreira (Tenerife-ESP) 

 

MEIAS - Ana Vitória (Atlético de Madrid-ESP), Duda Sampaio (Corinthians) e Yayá (Corinthians) 

 

ATACANTES - Adriana (Orlando Pride-EUA), Gabi Nunes (Levante-ESP), Gabi Portilho (Corinthians), Jheniffer (Corinthians), Kerolin (North Carolina Courage-EUA) , Marta (Orlando Pride-EUA) e Ludmila (sem clube).

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page