top of page

Esporte brasileiro faz história no Bahrein com Thiago Félix

bruxellasproducoes

Aos 23 anos, o brasileiro Thiago Félix fez história ao conquistar para o Brasil o primeiro ouro  na história do Campeonato Mundial de Levantamento de Peso, em Manama, no Bahrein, na sexta-feira passada, dia 6. Competindo na categoria de 55kg, venceu a prova de arranco, com 121kg. Também obteve a prata no total e o bronze no arremesso, com direito a quebras de recordes nacionais. 

Foto: divulgação/ CBLP


    Em segundo, no arranco, ficou o chinês  YangYang, com 120kg, e em terceiro, o tailandês Natthawat Chomchuen, também com 120kg. No arremesso, Thiago obteve  148kg como melhor marca, atrás do norte-coreano Pang Um Chol(154kg) e do tailandês Chomchuen (153kg). Na disputa total, o brasileiro levou a prata, com o acumulado de 269kg, contra 273kg deChomchuen. Já o filipino Fernando Jr. Agad foi bronze no total com 263kg. 

    Emocionado, Thiago admitiu a dificuldade de se expressar a respeito da conquista.  

      “Eu nem raciocinei ainda que eu estou com essa medalha! Ainda não caiu a ficha. Mas estou feliz, feliz, muito obrigado a todo mundo, Dragos(treinador), Confederação, todo mundo que fez parte disso. A gente veio trabalhando pra isso, né? A gente tinha olhado os resultados do ano passado, então tínhamos calculado mais ou menos isso. Tentei brigar pelas três de ouro, mas uma foi garantida”, comentou. 

    Antes do feito de Thiago no Bahrein, o Brasil possuía três medalhas em Mundiais: uma de prata, com Laura Amaro (arranco da categoria até 76kg em 2021); e dois bronzes, com Fernando Reis (total da categoria acima de 109kg em 2018) e Amanda Schott (arranco da categoria até 87kg em 2021). 

    Thiago não participou das  Olimpíadas de Paris-2024, já que a categoria até 55kg não foi incluída na programação olímpica. O peso mais próximo, no qual Thiago normalmente compete, é o de 61kg. Nos Jogos Olímpicos, apenas a disputa total dá medalha. Para o próximo ciclo, a Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF) já anunciou novas categorias e a tendência é de que o brasileiro vá competir na classe até 60kg. 

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page