Lendas sobre gênios, fadas e outros seres mitológicos existem há muitos e muitos anos no plano da fantasia. Mas, na atualidade, no concreto da pista da modalidade street, uma fadinha de verdade usa o skate como varinha de condão. E sai por aí fazendo mágica, executando manobras incríveis e colecionando medalhas de ouro. Foi assim no último sábado, dia 21, quando a maranhense Rayssa Leal, a Fadinha do skate, conquistou em Santiago, no Chile, a primeira medalha de ouro do esporte na História dos Jogos Pan-Americanos. Foi também o primeiro ouro na competição pan-americana do Brasil, que terminou o dia de sábado com quatro ouros, três pratas e seis bronzes.
Ainda no skate, também na Explanada de Deportes Urbanos, em Santiago, Pâmela Rosa obteve a medalha de prata no street skate, formando uma dobradinha brasileira no pódio, junto com Rayssa. Em terceiro, ficou a americana Paige Heyn. Com apenas 15 anos, Rayssa, nascida em 4 de janeiro de 2008, vem-se firmando como uma das melhores skatistas do planeta. Prova disso é que nas Olimpíadas de Tóquio-2020 (disputadas em 2021, devido à pandemia da Covid-19), obteve a prata na modalidade street. Ano passado, foi medalhista de ouro nesta prova tanto no X Games quanto no Campeonato Mundial.
"Estou muito feliz, é só felicidade, gratidão demais, mais um pódio. Estou aqui com a Pam Pam, então é só alegria”, festejou a maranhense de Imperatriz após a premiação. “Pareceu que eu estava competindo em casa, estava lotado. Poder sentir esse calor da torcida mesmo com o frio enorme que estava fazendo é muito emocionante”.
Medalhista de prata, Pâmela ressaltou o caráter histórico da dobradinha verde-amarela no Pan chileno:
"É gratificante demais, um orgulho, um sonho também porque é a primeira vez do skate no Pan e isso vai entrar pra história. A gente estava falando que queria uma dobradinha e deu certo. Agora é levar essa medalha pra casa e se divertir, acima de tudo”.
Também no skate, a delegação verde-amarela conquistou o ouro com Lucas Rabelo, na
modalidade street. Além dos grandes resultados neste esporte, estreante em Jogos Pan-Americanos, o Brasil obteve dois ouros na natação, com Guilherme Costa, nos 400m livre, e no revezamento 4x100m livre, formado por Guilherme Caribe, Marcelo Chierighini, Victor Alcará e Felipe Ribeiro.
No que diz respeito às pratas, além da de Pâmela no skate, obtiveram o segundo lugar em suas provas: Maria Fernanda Costa, nos 400m livre, e Leonardo de Deus (200m borboleta). No sábado, os medalhistas de bronze do Brasil foram José Gabriel Marques de Almeida, no ciclismo mountain bike; Raiza Goulão, também no mountain bike; Gabi Roncatto, nos 400m livre; o 4x100 livre feminino, formado por Ana Vieira, Stephanie Balduccini, Giovanna Diamante e Celine Bispo; Paulo Ricardo, no taekwondo; e a equipe masculina de ginástica, liderada por Arthur Nory e composta ainda por Bernardo Miranda, Diogo Soares, Patrick Sampaio e Yuri Guimarães.
댓글