Por Ricardo de Moura
A inteligência artificial, também conhecida como IA, é a palavra da moda na sociedade atual e também na natação. Basicamente, a IA é a simulação da inteligência humana com auxílio de equipamentos. O desenvolvimento da IA varia de auxílio específico, como software de assistente virtual, até muito amplo, como ChatGPT.
Em 2023, a USA Swimming aprovou o uso de software de inteligência artificial (de uma empresa australiana – Gerford AI) para ser utilizado durante os treinos que medem ciclos de braçadas, velocidade, tamanho dos ciclos, tempos parciais e outras métricas. Este software é usado principalmente na esfera de natação competitiva, mas abre as portas para o uso de IA em aulas de natação.
Soluções testadas e comprovadas começaram a chegar às escolas de natação em todo o mundo. Dando aulas de natação para bebês ou para adultos, é difícil estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Ao usar câmeras subaquáticas e software de IA, é possível identificar áreas adicionais de melhoria que talvez não fossem vistas apenas com a observação de alguém nadando acima da água. Isso pode ajudar a prevenir lesões e acelerar o progresso durante as aulas.
Uma das melhores maneiras de conversar com um aluno sobre sua técnica de natação é mostrar a ele as áreas que podem ser melhoradas. As câmeras subaquáticas, ainda que não acessíveis a todas as escolas de natação, são ótimas aliadas para isso.
Uma outra estratégia é usar o smartphone e gravar um vídeo do nadador utilizando o recurso de câmera. Existem softwares de IA, como o FINIS Lanevision, que permitem fazer upload do vídeo e análise do treino, o que ajuda na avaliação do progresso do aluno.
Cada professor tem suas próprias técnicas de ensino e ideia de progressão de habilidades. No entanto, a inteligência artificial vem prestar um auxílio a mais. Em vez de confiar apenas no conhecimento do instrutor, pode-se obter dados imparciais com a utilização de aplicativos de inteligência artificial. Combinar esses dados com o conhecimento do instrutor e a disposição do aluno pode trazer resultados interessantes.
A natação já vem se beneficiando dessas novas tecnologias, que oferecem desde sistemas de controle de tempo através de equipamentos eletrônicos como indicações de tipos de prancha, óculos ou toucas mais adequados para melhorar a performance do esportista.
Comments