Os brasileiros Vinícius Júnior e Rebeca Andrade estão no top 10 da relação dos 50 atletas mais “vendáveis” do mundo do esporte, conforme o levantamento anual divulgado na última terça-feira (22) pelo site especializado SportsPro Media em parceria com o NorthStar Solutions Group. Ídolo do Real Madrid e favorito a receber a Bola de Ouro de melhor jogador do mundo, Vini Júnior ficou em segundo lugar, ao passo que Rebeca, ginasta do Flamengo, recordista brasileira em medalhas olímpicas, com seis, sendo dois ouros, três pratas e um bronze, na sexta posição na lista.
Foto: Instagram @revistaraca
Para a formação do ranking, a SportsPro leva em conta diferentes fatores, como força de marca, receitas de patrocínios, potencial de mercado de cada um deles , engajamento em redes sociais e a capacidade de cada um expor sua marca de forma global. Também foram levados em conta o impacto do relacionamento desses desportistas com parcerias, suas participações em movimentos sociais ou questões relativas ao meio-ambiente.
A primeira colocada na relação é a ginasta americana Simone Biles, dona de 11 medalhas olímpicas (sete douradas) e 30 em Mundiais (sendo 23 de ouro). Em terceiro, está LeBron James (EUA), do Los Angeles Lakers, da NBA, a liga profissional americana de basquete; em quarto, Caitlin Clark (EUA), do Indiana Fever, da WNBA, a liga profissional feminina de basquete dos EUA; e em quinto, o craque argentino de futebol Lionel Messi, do Inter Miami, tricampeão mundial pela seleção de seu país em 2022. Em sétimo, logo depois de Rebeca, está o francês Kylian Mbappé (FRA), também do Real Madrid. Fechando o top 10, estão a americana Ilina Maher, do USA Eagles do rugby; o artilheiro português Cristiano Ronaldo, do Al Nassr, da Arábia Saudita; e a nadadora americana Katie Ledecky.
A lista vem sendo publicada desde 2010. Em 2013, o Brasil teve seu único atleta na primeira colocação: Neymar, que na época jogava pelo Barcelona. Na lista atual, ele é o 17o colocado e o terceiro brasileiro no top 50.
Dos 50 nomes constantes na relação, 28 são homens e 22 mulheres. Por esporte, 15 são do futebol, 11 do basquete, 8 do tênis, 5 da Fórmula-1, 3 da ginástica, 2 do futebol americano, 2 do cricket e 4 de outros esportes. Levando em conta a nacionalidade dos atletas, 21 são dos EUA; 7 britânicos, 4 espanhóis, 3 do Brasil; 2 da Índia e 13 de outros países.
No ranking divulgado esta semana, 23 nomes foram incluídos pela primeira vez, ao passo que o piloto de F1 Lews Hamilton, heptacampeão mundial, já apareceu no top 50 por 14 vezes. Especificamente entre os dez mais, Cristiano Ronaldo, foi incluído 9 vezes; Lionel Messi, 8; Neymar e Hamilton, 7. Ao todo, durante esses 15 anos, 320 atletas tiveram seus nomes incluídos na relação dos 50 mais.
Comments