O menino Guilherme Gandra, o Gui, de 10 anos, torcedor do Vasco, foi indicado para o prêmio de torcedor do ano do Fifa The Best Football Awards. Querido por atletas e torcedores dos mais diversos clubes, ele sofre de com epidermólise bolhosa, uma doença rara, sem cura, que provoca graves feridas na pele e gera diversas complicações. Ficou conhecido nas redes sociais, graças a um vídeo em que reconhece sua mãe após ter passado vários dias em coma no hospital.
A eleição é por voto popular, por meio do link https://www.fifa.com/the-best-fifa-football-awards-2024/pt/fifa-fan-award. A votação popular prossegue até a próxima terça-feira, dia 10 de dezembro.
Gui criou uma conexão com o elenco do Vasco, em especial com o atacante Gabriel Pec, hoje no Los Angeles Galaxy, chamado por ele de "Tio Pec". Virou símbolo da torcida vascaína, que já o homenageou num bandeirão. Apesar dos vínculos com o Vasco, é amigo também de outros atletas como Neymar, Hulk e outros, além de ser querido por dirigentes, atletas e torcedores de outros clubes.
Outro indicado é o mexicano José Armando Guzmán Mendoza, que virou torcedor-símbolo do Cruz Azul, que sofria de leucemia e acabou morrendo aos 14 anos, sem ter conseguido conhecer o elenco do clube. A terceira indicação é a do escocês Craig Ferguson, que caminhou 1.609 quilômetros de Glasgow a Munique para o início da Eurocopa 2024, arrecadando quase 80 mil libras (cerca de 611 mil reais) para a instituição de saúde mental Brothers in Arms.
Comentários