Mulheres serão maioria em Los Angeles 2028
- bruxellasproducoes
- 14 de abr.
- 3 min de leitura
Uma decisão histórica para a igualdade de gênero no esporte foi anunciada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) na última quarta-feira, dia 9 de abril. As Olimpíadas de Los Angeles 2028 alcançarão, pela primeira vez na história dos Jogos, uma maioria de atletas mulheres em relação aos homens. Dos 351 eventos que serão disputados ao longo dos 16 dias de competição, 161 serão femininos, 165 masculinos e 25 mistos, totalizando 22 eventos a mais do que em Paris-2024. O número total de atletas se manterá em 10.500, mas a distribuição será inédita: 5.333 mulheres (50,5%) e 5.167 homens (49,5%).
O diretor de esportes do COI, Kit McConnell, explicou que essa reconfiguração visa atrair um público mais amplo através de parcerias de transmissão e plataformas digitais, além de gerar valor local para o comitê organizador em termos de venda de ingressos e programação de espectadores em Los Angeles.

Foto: Reprodução YouTube
A nova política global da entidade parece decorrente da eleição, em março, da ex-nadadora Kirsty Coventry como sua nova presidente. Em 130 anos de história, esta foi a primeira vez em que o COI elegeu uma mulher como sua mandatária, em substituição ao alemão Thomas Bach que havia ocupado o cargo por 12 anos, após sua eleição em 2013. Natural do Zimbabwe, Coventry era a única mulher na disputa. Sete vezes medalhista olímpica em Atenas 2004 e Pequim 2008, a ex-atleta de 41 anos tornou-se a primeira presidente feminina e, além disso, a primeira dirigente máxima do COI não nascida no Eixo Europa e América do Norte.
Como parte da reformulação global, no megaevento de 2028, pela primeira vez na história olímpica, o futebol feminino terá um número maior de equipes participantes em comparação com o masculino. A partir de Los Angeles-2028, a disputa pela medalha contará com 16 seleções femininas e apenas 12 masculinas.
Tal alteração representa um marco significativo, considerando que na estreia da versão feminina do futebol nos Jogos de Atlanta, em 1996, apenas oito equipes competiram. A novidade no futebol é parte de uma mudança ainda maior: pela primeira vez na história das Olimpíadas, todos os esportes coletivos terão, no mínimo, o mesmo número de equipes femininas e masculinas.
O COI também anunciou a expansão do formato de equipes mistas em diversas modalidades. Arco e flecha, atletismo (com a inclusão do revezamento misto 4x100m), golfe, ginástica, remo, corrida de velocidade na praia e tênis de mesa passarão a contar com disputas que unem atletas de ambos os sexos. Em Paris-2024, o judô já havia introduzido com sucesso o formato de equipes mistas.
A programação dos Jogos de Los Angeles 2028 também contará com a inclusão de novas provas e a ampliação de eventos em modalidades já existentes. Natação, remo e escalada serão as que terão o maior aumento no número de disputas por medalhas. Na natação, serão adicionadas as provas de 50 metros nos estilos costas, borboleta e peito, tanto no feminino quanto no masculino.
Já o remo vai estrear as provas de solo feminino (CW1x), solo masculino (CM1x) e skiff duplo misto (CX2x). Na escalada, as competições de boulder e guiada serão separadas, cada uma valendo medalhas individuais. O basquete 3x3 vai passar de 8 para 12 equipes por gênero. Além disso, o boxe feminino ganhará uma nova categoria de peso, e o polo aquático terá a adição de duas equipes femininas.
Cinco esportes propostos pelo Comitê Organizador de Los Angeles-2028 - beisebol/softbol, críquete, a versão flag do futebol americano, lacrosse e squash - foram aprovados, adicionando 322 atletas femininas e 376 atletas masculinos.
Outras mudanças incluem a remoção da marcha atlética mista por equipes, que passará a ter apenas competições individuais, e a reintrodução das duplas masculinas e femininas no tênis de mesa. O revezamento misto no atletismo se junta aos revezamentos feminino e masculino já existentes, e o remo costal fará sua estreia com disputas em dois gêneros e no double sculls misto.
Comments