Evento discute Mídia, jornalismo e marketing em megaeventos esportivos
Por Mariana Canedo
A menos de três meses do início dos Jogos Olímpicos de Paris, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio), organiza o evento Olimpíadas 3.0 para levar aos alunos do curso de Comunicação Social informações e vivências de profissionais especializados na cobertura de megaeventos esportivos. O evento, idealizado pelo professor de jornalismo esportivo da PUC RJ, Alexandre Carauta, autor da coluna “Esquinas do Esporte” da Veja Rio, reunirá nas próximas segunda e quinta feiras, dias 6 e 9 de maio, jornalistas com participações expressivas em Jogos Olímpicos e outras competições de nível internacional e diretores do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Os palestrantes desta segunda-feira no Olimpíada 3.0 serão os jornalistas Mariana Canedo, redatora do portal SportsM, Roberto Falcão, professor e especialista em assessoria de comunicação em megaeventos esportivos, e Jader Rocha, locutor e apresentador do Sportv.
A redatora do SportsM coleciona diversas experiências em Jogos Olímpicos e megaeventos como Copa do Mundo e Copa América. Foi idealizadora do documentário Alvo Olímpico, produzido pela Bruxellas Produções, média-metragem que remonta à conquista das primeiras medalhas olímpicas conquistadas por brasileiros, nos Jogos da Antuérpia, em 1920. Em 2008, foi correspondente internacional do portal IG, escrevendo matérias especiais sobre a preparação da capital chinesa, Pequim, para os Jogos Olímpicos.
Foto: A palestrante do evento Olímpiada 3.0 Mariana Canedo com o primeiro medalhista de ouro brasileiro na natação em Jogos Olímpicos, César Cielo, em Pequim 2008
O jornalista e professor Roberto Falcão trabalha regularmente em megaeventos esportivos, em funções de gerência no segmento de comunicação, desde os Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Passou também pela Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo 2014, Jogos Rio 2016 e Copa América (2019 e 2021), entre outros eventos. Foi editor de Esportes do Jornal do Brasil, do diário Lance! e da revista Mar/Vela e Motor. Em assessorias de comunicação, trabalhou na In Press Porter Novelli, Approach e Textual.
Com larga experiência em coberturas olímpicas, o locutor e apresentador do Sportv Jader Rocha completa o time do primeiro dia do evento. Na quinta, dia 9, estarão presentes os diretores de Comunicação, Cultura e Valores Olímpicos, Paulo Conde, e de Marketing, Gustavo Herbeta, que, entre outras coisas, falarão sobre o crescente interesse nos Jogos Olímpicos que, em Paris-2024, além dos 32 esportes tradicionais terá outros quatro estreantes (basquete 3x3, breaking, escalada e skate). O aumento do interesse vem ampliando também a demanda por produção de conteúdo e serviços pelas próprias Confederações Olímpicas Nacionais (CONs).
“Com as redações mais enxutas e o crescimento de canais independentes voltados para a cobertura esportiva nas redes sociais e até mesmo em empresas, as confederações de esportes e os próprios CONs se tornaram agências para fomentar esses canais, já que o credenciamento para os Jogos ainda é bastante restrito. Em Paris, teremos o COB Cast, um podcast com 8 horas de transmissão diárias e que terá a participação de comentaristas como Galvão Bueno e Tino Marcos”, contou Christian Dawes, assessor de comunicação do COB.
Participação de jornalistas em Paris- 2024
Segundo a assessoria do COB, 120 credenciais serão distribuídas para jornalistas de mídia impressa e online brasileiros. As credenciais para equipes de rádio e televisão são distribuídas pela Host Broadcaster (HB) do Comitê Olímpico Internacional (COI) que comercializa os direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos. A estimativa é de que cerca de 20.000 credenciais sejam concedidas para jornalistas e equipes de imprensa de mais de 200 confederações nacionais participantes dos Jogos.
Um outro ponto alto em Paris será a proximidade entre a Casa Brasil e os espaços de divulgação cultural de outros países. As casas dos países são uma tradição nos Jogos Olímpicos e costumam atrair muitos fãs e atletas. A Casa Brasil em Paris será instalada no Parc de la Villette, norte da capital francesa. Cortado pelo canal Saint Martin, o belo local também será o ponto referência do país anfitrião.
Foto: Mariana Canedo
O formato Casa Brasil mais voltado para fãs do esporte e ponto de encontro e comemorações ganhou força a partir dos Jogos de Londres 2012
Várias exposições e festividades estão programadas na Casa Brasil. Segundo a assessoria, a intenção do COB é levar todos os medalhistas brasileiros ao local para possibilitar uma maior aproximação com público e facilitar a produção de conteúdo por jornalistas não credenciados. A expectativa do comitê olímpico é receber cerca de 2.500 pessoas por dia na Casa Brasil. O atual formato da Casa Brasil, como ponto de encontro e comemorações voltado para fãs do esporte, ganhou força a partir dos Jogos de Londres 2012, quando ficou hospedada na Sommerset House, centro de artes e cultura da capital inglesa. Até os Jogos de Pequim 2008 as atrações eram organizadas pela Embratur e a Casa Brasil servia mais como ponto de informações sobre turismo e negócios no Brasil, sem muito espaço para entretenimento.
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