A abertura dos Jogos Olímpicos é na próxima sexta-feira, dia 26 de julho. Mas nesta quinta-feira, parte das 153 mulheres da delegação já estreia em Paris. A primeira atleta brasileira a competir será Ana Luiza Caetano, do tiro com arco, às 4h30 (horário de Brasília). Depois da prova de ranqueamento da arqueira, as meninas do handebol feminino, enfrentam a Espanha. E, às 14h de Brasília, começa o torneio de futebol feminino. O Brasil estreia no Estádio de Bordeaux, na França, contra a Nigéria, pelo Grupo C da competição. Pelo mesmo grupo, também nesta quinta, a Espanha, atual campeã do mundo, joga contra o Japão.
Conforme vem afirmando o técnico Arthur Elias, a seleção brasileira feminina de futebol não está na França a passeio. Mas sim para buscar um lugar no pódio, que seria o terceiro da história em Olimpíadas, após as medalhas de prata em Atenas-2004 e Pequim-2008. Para isso, o elenco terá a presença de Marta. Eleita por seis vezes a melhor do mundo, a camisa 10 disputa pela sexta vez os Jogos Olímpicos.
Mas a veterana não é a única esperança brasileira. Parceira de Marta no Orlando Pride, dos EUA, a atacante Adriana, alerta que a competição vai ser definida nos detalhes, tamanho o equilíbrio entre as equipes que participam desses Jogos.
“Detalhe de uma bola parada, por exemplo, tanto na frente para fazer um gol como na defesa para evitar o gol adversário. Por isso, devemos ter toda atenção possível não só nos jogos, como também nos treinos do dia a dia”, argumentou a atacante entre um treino e outro em Bordeaux. “Este primeiro jogo tem caráter decisivo. Na verdade, vai ser sempre assim. De todo modo, temos de ter muita concentração, com muito foco, nessa estreia. E seguir passo a passo.”
Foto: Miriam Jeske/ COB
Outra presença de destaque no elenco brasileiro é a zagueira Tarciane, de 21 anos. Apesar de jovem, já tem uma coleção de títulos: quatro Brasileiros (um pelo Sub-18 com o Fluminense e os outros três pelo profissional com o Corinthians), dois Estaduais, três Supercopas do Brasil, uma Libertadores, um Sul-Americano Sub-20 pela Seleção Brasileira, entre outros.
“A ficha demorou a cair. Estar na lista das 22 é uma honra, uma alegria enorme. Realmente tem sido tudo muito rápido na minha carreira, mas sempre achei que as coisas vieram e vêm no momento certo”, acredita ela. “Estou preparada e as Olimpíadas vão ser mais um desafio. Espero poder ajudar a Seleção e que tudo corra bem.”
Na segunda rodada do Grupo C, o Brasil vai enfrentar o Japão no domingo, dia 28, no Parc des Princes, em Paris, e a terceira partida será no dia 31, novamente em Bordeaux, contra a Espanha.
Confira todas as participações do Brasil nesta quinta-feira(25) em Paris
• 4h30 – Tiro com arco feminino: Ana Luiza Caetano
• 9h – Handebol feminino: Espanha x Brasil
• 9h15 – Tiro com arco masculino: Marcus D’almeida
• 14h – Futebol feminino: Nigéria x Brasil
Comentarios