As estrelas brasileiras Anitta e Luísa Sonza serão as atrações musicais da primeira partida oficial da National Football League (NFL), a liga profissional de futebol americano, no Brasil. O jogo histórico vai reunir Philadelphia Eagles e Green Bay Packers nesta sexta-feira, 6 de setembro, a partir das 21h15, no Itaquerão, estádio do Corinthians. Esta será também a primeira partida da NFL no Hemisfério Sul.
A estrela internacional carioca Anitta fará o show de intervalo do confronto.
“Crescer no Brasil moldou completamente minha jornada como artista e, claro, como pessoa”, afirmou Anitta em comunicado. “Significa muito poder me apresentar em São Paulo, no primeiro jogo da NFL no Brasil, podendo levar aos fãs do mundo inteiro toda a emoção e alegria da nossa incrível cultura. É realmente um sonho que se tornou realidade fazer parte deste momento”.
Antes do jogo, caberá a Luísa Sonza a honra de cantar o Hino Nacional.
"Fico muito lisonjeada de cantar o hino do nosso país em um evento tão emblemático e que chega pela primeira vez ao Brasil", disse a cantora. "Com certeza, essa é mais uma conquista na minha carreira que me orgulha demais", declarou Luísa.
A escolha do Itaquerão como local do jogo ocorreu em dezembro do ano passado, quando a arena disputou a vaga com competidores importantes, como o Morumbi, do São Paulo; Allianz Parque, do Palmeiras; ambos em São Paulo, e o Maracanã, no Rio. Para os organizadores, pesou a favor do Itaquerão sua proximidade com a estação de metrô Corinthians-Itaquera.
Foto: Reprodução YouTube
A data de 6 de setembro foi escolhida, porque, devido à data Fifa – para as Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo – o Corinthians não precisará do estádio para jogos do Brasileirão, por exemplo. As delegações de Eagles e Packers chegaram ao Brasil nesta quarta e já vão treinar amanhã, dia 5. Os Eagles vão treinar no campo de jogo, e o Packers no CT Joaquim Grava, do Corinthians.
Embora os times da NFL obviamente nada tenham a ver com as rivalidades próprias do futebol paulista ou brasileiro, chamou a atenção do público o fato de que ambos os times têm como cores predominantes o verde, que remete ao Palmeiras, maior rival dos corinthianos. Para os torcedores do alvinegro paulista, seria desagradável ver em seu estádio dois times verdes realizando um jogo histórico.
A solução, porém, não demorou a surgir. Mandante, o Eagles anunciou em duas redes sociais que irá usar um uniforme inédito, com camisas brancas e capacetes e calças pretas. O Packers, por sua vez, vai manter a camisa verde, com capacetes e calças em amarelo. Assim, para quem assistir ao confronto, no estádio ou pela TV e internet (CazéTV, ESPN, RedeTV e NFL GamePass,), a impressão será a de assistir ao tradicional Derby paulista: Corinthians x Palmeiras.
De acordo com Gustavo Pires, presidente da SPTuris, São Paulo foi escolhida como cidade-sede da NFL por ter uma maior base de fãs do futebol americano no país, dispor da maior rede hoteleira da América Latina e por sua expertise em megaeventos como o festival musical internacional Lollapalooza e o Grande Prêmio de Fórmula-1. A previsão da empresa é de que o impacto econômico gerado pelo jogo deverá girar em torno dos US$60 milhões (R$337,4 milhões).
No ano passado, o Lollapalooza movimentou na capital paulista, algo em torno de R$930 milhões, ao passo que o GP São Paulo de F-1 mostrou um mercado que girou em R$1,64 bilhão, segundo a prefeitura. A NFL, por sua vez, teria faturado no ano passado, de acordo com o site especializado Statista, US$18,6 bilhões (R$104,6 bilhões) em 2023, segundo o site Statista.
CEO da Effect Sport, que desde 2015 passou a representar a NFL no Brasil, o ex-nadador Pedro Rego Monteiro calculou que o público que consome o futebol americano no é formado majoritariamente pelas classes A e B, na maioria jovens entre 25 e 35 anos, e com 40% da preferência feminina. Para Monteiro, até 9 milhões desse total são aqueles que acompanham com regularidade os jogos e consomem produtos relacionados à liga e aos times.
Comments