Os versos da música “Ela é Top”, do MC Bola, lançada em 2014, bem poderiam ter sido inspirados na skatista Rayssa Leal. Afinal, ela é ou não é top? Mais jovem medalhista da história olímpica do Brasil, graças à medalha de prata em Tóquio-2020 conquistada aos 13 anos, seis meses e 21 dias, capa de revistas e primeira brasileira apontada como “Friend of the House” da Louis Vuitton.
Dentro da forte tradição da marca francesa de apresentar atletas como modelos em suas campanhas, a jovem skatista se junta a outros grandes astros do mundo esportivo como o jogador de futebol Lionel Messi e os tenistas Roger Federer e Rafael Nadal. Conhecida como Maison ou House (casa em Francês e em inglês), a Louis Vuitton tem tradição de lançar campanhas com mulheres fortes, assim como produzir peças celebrando grandes torneios como, por exemplo, os cases de troféus como o GP de Fórmula-1 de Mônaco, da NBA e da Copa do Mundo da Fifa. Sob a inspiração de Virgil Abloh, visto como o responsável pela aproximação entre alta-costura e streetwear, a Louis Vuitton apresentou seu modelo de skate, desenhado pelo jamaicano Lucien Clarke. O jamaicano foi também parceiro de Abloh na criação do tênis de skate exclusivo da marca.
Conhecendo essa história, Rayssa ficou satisfeita com o convite para ser embaixadora global da marca. Em entrevista exclusiva à revista “L’Officiel”, especializada em moda, a atleta maranhense falou sobre o prazer de ter a LV entre seus patrocinadores.
“É uma honra! Eu sempre me identifiquei com a marca. Em 2021, eu combinei com a minha mãe que, para cada campeonato da Street League Skateboarding (SLS) que eu ficasse em primeiro lugar, ela ia me dar de presente uma peça da marca – e naquele ano, eu ganhei todas as etapas! Eu já tinha ido a dois desfiles da Semana de Moda em Paris a convite da marca e tinha adorado. Então, a minha agente me ligou e disse que tinha uma surpresa para mim e me contou sobre o convite”, contou a jovem à L’ Officiel. “Nossa, eu fiquei tão feliz! Quero representar a marca com muita autenticidade. Usar do meu jeito, nos meus momentos. E isso, para mim, acontece naturalmente porque eu gosto muito das peças. Moda tem muita conexão com o skate, faz parte da nossa cultura.”
Conforme relatou, Rayssa já havia sido convidada pelo Diretor Artístico das Coleções Femininas da LV, Nicolas Ghesquière, para os desfiles Women’s Fall-Winter 2023 e Women’s Spring-Summer 2024 e, em março deste ano, para o Women’s Fall-Winter 2024, em Paris.
“O trabalho que o Virgil (Abloh) fez com a marca, trazendo o skate de forma autêntica, trouxe essa conexão natural comigo e com muitos skatistas também. Como eu já disse, a moda faz parte da cultura, do nosso lifestyle. É um match natural”, ressaltou ela.
O mundo da moda sempre despertou o interesse da ‘Fadinha' por considerar uma das partes mais importantes do skate como cultura. Embora goste de estar próxima do mercado da moda, confessa ainda não estar tão acostumada com o glamour envolvido.
“Montar um look para o campeonato é um ponto de atenção. Se você olhar, grande parte dos skatistas estará usando peças que são tendências de moda naquela temporada. Eu, particularmente, tenho um interesse grande por moda por causa da influência da minha mãe. Quando eu viajava só com o meu pai, ela mandava na mala as bolsinhas com os looks separados. Sempre me ajudou a montar meus looks, escolher o que levar nas viagens. Ela sempre teve esse cuidado e esse olhar para moda. Posso dizer que minhas peças-chave para o dia a dia são: um cinto da Louis Vuitton, um tênis da Nike bem legal e uma calça. Para andar de skate, é isso, e um boné ou touquinha.”
Apesar da pouca idade e da curta carreira, Rayssa vem colecionando medalhas e pódios. Por isso, é uma das principais esperanças de medalha do Brasil no megaevento de Paris. Aos 16 anos, além da prata olímpica, já conquistou dois ouros no X Games, em Chiba-2022 e 2023, um ouro, uma prata e um bronze em três Mundiais da World Skate, dois ouros e duas pratas nos Mundiais da Street League Skateboarding (SLS), além do ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. A cada viagem para os diferentes eventos, Rayssa conta com a ajuda mãe, dona Lilian, para elaborar os looks que vai usar a cada competição, diariamente:
“Eu tento manter o meu estilo. Para andar de skate, eu preciso considerar outras coisas, como usar uma calça mais grossa para as quedas que eu vou levar na rua, o boné ou a touquinha para o meu cabelo não me atrapalhar durante as manobras... Coisas desse tipo.”
Em março deste ano, Rayssa e a Nike lançaram o tênis Nike SB Dunk Low Pro Rayssa, desenhado pela própria skatista e vendido a R$899,99.
“A Nike falou que eu podia fazer o que eu quisesse, que poderia ser totalmente do meu jeitinho. Serviu de inspiração para as cores do tênis”, contou, fazendo referência ao roxo, amarelo e azul da pista. Alguma dúvida de que ela é top?
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