Brasil, Japão e Turquia dividem a liderança da Chave B do Torneio Pré-Olímpico Feminino de Vôlei com seis pontos e duas vitórias em igual número de partidas. Nesta terça-feira, dia 19, a partir das 4h de Brasília, as brasileiras terão o terceiro desafio na competição que está sendo disputada em Tóquio e dará duas vagas para os Jogos Olímpicos Paris-2024. Desta vez, o obstáculo a ser superado será a Bulgária. Na quarta, no mesmo horário, jogam Brasil e Porto Rico.
Em seus dois primeiros confrontos no torneio, o Brasil se impôs à Argentina e ao Peru com 3 a 0 em ambos os jogos. O Japão vem de triunfos sobre Peru e Argentina, cada qual por 3 a 0, ao passo que as turcas superaram Porto Rico e Bulgária, igualmente por 3 a 0. Nesta terça, à 1h de Brasília, a Turquia enfrenta o Peru, e às 7h25m, as japonesas, donas da casa, pegam as portorriquenhas.
Foto: Divulgação FIVB
No último domingo, a principal pontuadora brasileira foi Gabi, com 17 pontos, numa partida em que o treinador José Roberto Guimarães pôde dar rodagem ao grupo de jogadoras. Apenas a oposta Kisy e a líbero Nyeme foram poupadas.
"Depois do jogo contra a Argentina falamos sobre a importância de manter o foco até o final. Temos que manter a agressividade até o último ponto. Esse campeonato não permite caídas de rendimento, temos que manter uma regularidade muito grande", analisou o treinador. "Hoje (domingo), tivemos menos oscilações e mantivemos a concentração do início ao fim do jogo. Conseguimos um placar dilatado porque nosso comportamento foi adequado. Agora temos que pensar em Bulgária e em Porto Rico, que fez um grande resultado contra a Bélgica”.
Um dos destaques dentro de quadra foi a ponteira Julia Bergmann, com 13 pontos. Para ela, a vitória sobre as peruanas foi ótima, por ter demonstrado uma evolução da equipe em relação à estreia:
"Melhoramos algumas coisas em relação ao jogo da Argentina. Nos adaptamos mais a quadra e fizemos uma partida mais consistente. Conseguimos sair de situações difíceis de forma mais rápida. Foi um bom jogo e temos que seguir evoluindo a cada partida”.
Já a oposta Tainara obteve sete acertos ao longo da partida, Segundo ela, a equipe brasileira conseguiu mostrar a agressividade que faltou um pouco no jogo contra a Argentina:
" Entramos forte em todos os momentos da partida. Estou feliz em ter estreado no primeiro Pré-Olímpico da minha carreira e espero que essa seja uma competição muito positiva para o Brasil. Aqui cada jogo conta muito e é como uma final”.
No Pré-Olímpico, o Brasil está no grupo B ao lado de Argentina, Peru, Bulgária, Porto Rico, Turquia, Bélgica e Japão. As equipes jogam entre si e as duas mais bem classificadas garantem um lugar nos Jogos. Nas demais chaves, no Grupo A, em Ningbo, na China, três seleções ocupam a liderança: a própria China e a Sérvia, com seis pontos e duas vitórias cada.
Já a Chave C, em Lódz, na Polônia, é a mais equilibrada. Afinal, quatro seleções estão empatadas com seis pontos e dois triunfos em dois jogos, cada: EUA, Itália, Polônia e Alemanha. Os Pré-Olímpicos prosseguem até domingo, dia 24. Em cada chave, jogam todos contra todos, e se classificam dois times por grupo.
O torneio olímpico de vôlei de Paris-2024 será disputado de 27 de julho a 11 de agosto, na South Paris Arena, com capacidade para 12 mil pessoas. Estarão na competição, além da França, como país-sede, e dos seis classificados nos três Pré-Olímpicos, mais cinco países que cujas vagas serão distribuídas de acordo com o ranking da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), com prioridade para países de continentes que ainda não tiverem representantes classificados.
Comentários