top of page
bruxellasproducoes

Seleção brasileira feminina de basquete perde a última chance de classificação para Paris-2024


O Brasil ficou no quase. Pela segunda edição consecutiva dos Jogos Olímpicos, a seleção brasileira feminina de basquete está fora do torneio olímpico da modalidade, desta vez em Paris-2024. Antes, não havia obtido vaga para Tóquio-2020. Apesar de ter sido o país-sede do Pré-Olímpico, o Brasil perdeu seus três jogos - para Austrália, Sérvia e Alemanha - e não conquistou uma das três vagas em aberto no torneio disputado em Belém do Pará.

Neste domingo, diante de dez mil torcedores no Ginásio Mangueirinho, a equipe do técnico José Neto entrou em quadra contra a  Alemanha precisando vencer por 8 pontos de diferença para carimbar o passaporte para as Olimpíadas. Se não faltou luta - é verdade -, houve escassez de bolas de 3 pontos e também falta de controle dos nervos, em alguns momentos. Melhor para a Alemanha, que ao vencer o duelo por 73 a 71, conseguiu a classificação inédita para disputar o torneio feminino olímpico de basquete. 



Foto: Divulgação FIBA Baketball


Coube à seleção verde e amarela, a lanterninha da competição. Austrália, Sérvia e Alemanha avançaram para a disputa das Olimpíadas, em julho.  Ao Brasil, resta a missão de reconstruir sua seleção feminina, que já brilhou ao ser campeã mundial de 1994, medalhista de prata nas Olimpíadas de Atlanta-1996 e de bronze nos Jogos de Sydney-2000. O desafio será o de se classificar para os Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles.

O técnico Miguel Angelo da Luz, que comandou a seleção brasileira nas conquistas de 1994 e 1996, lamentou o fato de mais uma vez a seleção ficar fora dos Jogos Olímpicos. "Elas chegaram muito perto mas faltou malícia para empatar e levar o jogo para prorrogação. Houve uma evolução técnica da equipe nos fundamentos e na leitura de jogo. Mas a falta de experiência internacional, de jogar com times realmente fortes, pesou. É preciso que a confederação (CBB) tenha o mesmo olhar para o feminino que tem para o masculino", comentou o professor e treinador, destacando as atuações de Damiris Dantas, cestinha da partida com 20 pontos, e Kamilla Cardoso.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page