Ao derrotar a República Dominicana por 3 sets a 0 (25/22, 25/13 e 25/17) pelas quartas de final do torneio olímpico, a seleção brasileira feminina de vôlei, bicampeã olímpica em Pequim-2008 e Londres-2012, deu mais um passo rumo ao objetivo: o tricampeonato. Avançou às semifinais do torneio e já sabe que irá lutar por medalha. Em caso de vitória nas semifinais, vai obter o ouro ou a prata, e se perder nas semis, ainda poderá disputar o bronze.
Foto: Luiza Moraes/COB
Em Paris, a seleção venceu todos os jogos por 3 sets a 0, contra Quênia, Japão, Polônia e República Dominicana. O rival da semifinal será Estados Unidos ou Polônia. As semifinais serão nesta quinta, dia 8; a decisão do bronze no sábado, dia 10, e a do ouro, no domingo, dia 11.
O destaque brasileiro foi a ponteira Gabi, com 20 acertos, seguida por Ana Cristina, com 14, e Rosaria, com 11. No duelo com as dominicanas, Gabi atacou bolas difíceis e colaborou até no bloqueio, fazendo três pontos neste tipo de jogada. “Viemos aqui para buscar o ouro. Qualquer resultado menor que esse será uma frustração muito grande. Mas acreditamos no processo, no dia a dia. Sabemos da dificuldade das quartas de final, e agora é ir jogo a jogo", afirmou ela.
Em sua terceira participação nas Olimpíadas, a capitã da equipe vem usando as memórias da Rio-2016 e de Tóquio-2020 como motivação para ela e para todo o grupo.
"Eu me preparei muito. Quero demais esse ouro. Passei por uma frustração grande na Rio 2016. Nos últimos Jogos Olímpicos, saímos com a prata, que é muito importante, mas também foi frustrante. Os três anos de preparação (para Paris) foram pensando no ouro. Acredito na força do grupo", enfatizou, sem escolher adversários na semifinal: "Qualquer um que vier agora, Estados Unidos ou Polônia, vai ser muito difícil. São times dificílimos, e estamos engasgadas com os dois. A Polônia tirou nosso bronze na Liga das Nações, e os EUA ganharam na última final olímpica. É preparar, estudar, descansar. Precisamos trazer nossa energia, agressividade, jogar com raiva mesmo."
Já a seleção masculina se despediu dos Jogos de Paris na última segunda-feira, quando perdeu para a dos Estados Unidos nas quartas de final. Os americanos venceram por 3 sets a 1 (26/24, 28/30, 25/19 e 25/19). O técnico Bernardinho, que teve menos de três meses para trabalhar com a equipe, assumiu a responsabilidade e não garantiu que seguirá no comando técnico da equipe.
No vôlei de praia, Ana Patrícia e Duda venceram mais uma partida nesta segunda-feira e avançaram às quartas de final invictas, sem perder sequer um set. Na última partida, superaram as japonesas Akiko Hasegawa e Miki Ishii por 2 a 0, com parciais de 21/15 e 21/16. Duda anotou 19 pontos. Nesta quarta-feira, dia 7, elas vão duelar com Tina e Anastasija, pelas quartas de final, buscando vaga nas semifinais.
Comentarios