Na luta pelo tricampeonato olímpico, depois dos ouros de Pequim-2008 e de Londres-2012, a seleção brasileira feminina de vôlei deu mais um passo rumo ao objetivo, ao derrotar o Japão por 3 sets a 0 (25/20, 25/17, 25/18), na madrugada desta quinta-feira, no horário brasileiro, em Paris. Com o resultado, se classificou para as quartas de final da competição.
Gabi foi o destaque individual da equipe do treinador José Roberto Guimarães, que apresentou um jogo muito consistente durante todo o tempo, além de ter sido muito efetivo no ataque. A ponteira foi a maior pontuadora do duelo, com 17 acertos.
"Acredito muito nessa equipe. Se jogarmos com essa consistência, taticamente entendendo o que a comissão técnica passa para nós, com agressividade e energia, sabemos que nosso caminho será ainda mais longo. Foram dois jogos consistentes e muito importantes. Mas agora o foco é na próxima partida e podemos melhorar ainda mais o nosso saque e nossa agressividade. Vamos com tudo", enfatizou Gabi.
Foto: Wander Roberto/COB
Além de ter assegurado a passagem para as quartas de final, o triunfo desta quinta também teve um sabor de revanche, já que as japonesas haviam derrotado as brasileiras na semifinal da Liga das Nações, recentemente. No próximo domingo, dia 4, a partir das 16h de Brasília, as brasileiras terão pela frente as polonesas, ainda pela fase de grupos. Será uma nova possibilidade de revanche, já que a Polônia venceu o Brasil na disputa da medalha de bronze da mesma Liga das Nações.
"Claro que uma classificação dá uma tranquilidade. Mas pelo que a gente quer construir e onde a gente quer chegar pensando na medalha de ouro, cada jogo continua sendo uma final. A vitória agora contra a Polônia passa a ser importante não só pela primeira colocação do grupo, mas pelo que temos buscado", explicou Gabi, capitã da equipe. "Consistência, agressividade e o nosso crescimento. Ainda tem muita coisa para melhorar. E estamos engasgadas com o time da Polônia. Sem dúvida nenhuma vocês vão ver um time muito agressivo."
A vitória serviu também como um presente do time para o técnico José Roberto Guimarães, que festejou seus 70 anos na terça, dia 30.
"Foi um jogo excepcional do nosso time em todos os sentidos, mas isso foi foco, atitude e determinação. Tudo aquilo que a gente prega. Elas tiveram uma atividade fantástica, o time está de parabéns, não tivemos bolas perdidas", declarou o técnico.
No futebol feminino, o Brasil perdeu por 2 a 0 para a Espanha, atual campeã do mundo, na última quarta-feira, dia 31, e terminou em terceiro lugar no Grupo C. Entretanto, foi beneficiado pela vitória dos Estados Unidos sobre a Austrália (2 a 1) e avançou às quartas de final. Com isso, vai enfrentar a França, primeira do Grupo A, neste sábado, dia 3, às 16h de Brasília, em Nantes. A seleção estará desfalcada de sua estrela, Marta, que foi expulsa no confronto com as espanholas.
Comments