top of page
bruxellasproducoes

Um item brasileiro precioso ganha espaço em museu que preserva a história olímpica

A ginasta Rebeca Andrade vai marcar presença de forma permanente no Museu Olímpico, em Lausanne, na Suíça. A atleta paulista de 25 anos doou ao Museu o collant amarelo com detalhes brilhantes que usou nas provas do individual geral dos Jogos Olímpicos de Paris-2024,  em que obteve a medalha de prata, atrás da americana Simone Biles. O Museu Olímpico tem um acervo de mais de 10 mil peças e é o maior arquivo do mundo sobre os Jogos Olímpicos. Uniformes e outros artefatos utilizados em grandes conquistas esportivas compõem o acervo do centro cultural e servem de inspiração a visitantes e a futuras gerações de atletas.  


Foto: Instagram @rebecarandrade


Doar ao Museu Olímpico as peças utilizadas nas Olimpíadas, portanto, não chega a ser uma novidade. Além da brasileira, outras atletas contribuíram para preservar e exaltar a história dos Jogos, como a argelina Kaylia Nemour - campeã nas barras assimétricas e primeira medalhista olímpica da ginástica do continente africano - e a alemã Darja Varfolomeev, que conquistou o ouro no individual geral da ginástica rítmica. Ao todo, há  140 itens da ginástica no Museu Olímpico, que já exibe collants de superestrelas da modalidade, como a americana Simone Biles e a romena Nadja Comaneci.     

       Mas o collant de Rebeca é muito especial. Além de pertencer a maior medalhista brasileira em Jogos Olímpicos, com seis pódios - dois ouros, três pratas e um bronze, foi desenhado por Jade Barbosa que,  junto com Rebeca, Flávia Saraiva,  Lorrane Oliveira e Júlia Soares conquistou o histórico bronze olímpico por equipes para o Brasil. Jade, que também é uma excelente estilista, foi responsável pelo design dos collants da seleção brasileira, que foi bastante elogiado pela comunidade da ginástica e pela imprensa internacional durante os Jogos de Paris-2024.

       No esporte nacional, Rebeca vem sendo cada vez mais uma referência, em especial para os jovens. Neste sentido, Rebeca foi anunciada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) como uma das embaixadoras da próxima edição dos Jogos da Juventude. 

A principal competição multiesportiva entre jovens do país, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), será realizada entre os dias 13 e 28 de novembro em João Pessoa, na Paraíba, e deve reunir mais de 4 mil adolescentes (2.113 meninas e 2.095 meninos das 27 unidades da federação).

     “Estou bem ansiosa para encontrar essa garotada, para celebrar esse momento que é tão importante e especial. E não só para eles, mas para mim também. Esses meninos e meninas são o futuro do nosso esporte, podem estar representando o nosso país em Mundiais, Jogos Olímpicos da Juventude, Pan-Americanos, Olimpíadas nos próximos anos”, projetou a superestrela, que sonha em ver mais artefatos de conquistas esportivas brasileiras expostos no museu. 

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page