top of page
bruxellasproducoes

Vem aí LA28

Por Cláudio Nogueira


Assim que se apagou em Paris, neste domingo, dia 11, a chama olímpica já tem seu novo destino: Los Angeles, nos Estados Unidos, que vai sediar os Jogos Olímpicos entre os dias 14 e 30 de julho de 2028. Esta será a terceira vez que a metrópole californiana vai reunir os melhores atletas do mundo, depois das edições de 1932 e 1984. Los Angeles será ainda a terceira cidade a sediar três edições do maior evento da Humanidade, após Londres, em 1908, 1948 e 2012, e Paris,em 1900, 1924 e 2024. Será a primeira vez em que Los Angeles promove os Jogos Paralímpicos, de 22 de agosto a 3 de setembro de 2028, e também a quinta oportunidade em que os EUA organizam o megaevento.



     A um custo orçado em cerca de US$ 7 bilhões (aproximadamente R$ 39 bilhões), os Jogos de 2028 terão em seu programa cinco novos esportes: beisebol-softbol, flag football, críquete, lacrosse e squash, curiosamente nenhum deles muito popular no Brasil. Eles foram aprovados e ratificados em reunião do  Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI), realizada em Mumbai, na  Índia, em outubro do ano passado.  Já o boxe, envolvido em recentes polêmicas nos Jogos de Paris-2024, por questões de gênero, corre o risco de ser excluído do programa olímpico, dependendo ainda de uma decisão do COI no ano que vem. De qualquer forma, a expectativa é de que haverá em Los Angeles-2028 o total de 10.500 atletas, como se deu em Paris. 

De acordo com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, as cerimônias de abertura e de encerramento serão divididas entre o histórico Los Angeles Memorial Coliseum, que foi sede das edições de 1932 e 1984, e o SoFi Stadium, localizado em Inglewood, nos arredores da metrópole, onde são realizados normalmente os jogos de futebol americano do Los Angeles Chargers e do Los Angeles Rams. 

      O projeto dos Jogos denominados popularmente LA28, inclusive em seu logotipo oficial, prevê uma alteração importante na costumeira sequência de eventos das Olimpíadas. Assim, já de acordo com a World Athletics e a World Aquatics, entidades internacionais do atletismo e dos esportes aquáticos, respectivamente, a competição de atletismo passará para a primeira semana do megaevento, e a natação para a segunda, ao contrário do que costuma ocorrer nas edições dos Jogos Olímpicos. 

     Em relação às sedes dos diferentes esportes, o atletismo e o paratletismo terão lugar no Memorial Coliseum, a ginástica na Arena Crypto.com, a antiga Staples Center, do Los Angeles Lakers, da NBA, do Los Angeles Kings, da NHL (liga de hóquei) e do Los Angeles Sparks, da WNBA. Casa do Los Angeles Chargers e do Los Angeles Rams, da NFL, o SoFi Stadium vai ser transformado no maior local da natação na história olímpica, com 38 mil lugares, ficando o basquete para a mais nova e moderna arena coberta dos EUA, a Intuit Dome, casa dos Los Angeles Clippers. O futebol terá  jogos no Rose Bowl, sede da final da Copa do Mundo 1994, no qual o Brasil conquistou o tetracampeonato, e também no BMO Stadium, sede do time do Los Angeles Football Clube, da Major League Soccer, a liga de futebol (Fifa) dos Estados Unidos. O Riviera Country vai sediar o golfe. 

     Em San Fernando Valley, a área de Sepulveda Bay será cenário do BMX freestyle e do BMX racing, além do skate street e do skate park. 

 A maioria dos locais de competição está dividida nos denominados  "parques esportivos":  Centro de Los Angeles, San Fernando Valley, Carson (na California State University) e Long Beach. Ainda de acordo com o Comitê Organizador, nenhuma instalação nova permanente está sendo construída especificamente para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Assim como nos Jogos Olímpicos de Verão de 1984, a Vila Olímpica estará situada no campus da  Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), e a Vila da Mídia ficará na Universidade do Sul da Califórnia (USC). 


127 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page