Bia Souza inicia novo ciclo de ouro
- bruxellasproducoes
- há 3 minutos
- 1 min de leitura
Sem participar de competições internacionais desde agosto, quando conquistou o ouro na classe dos pesados, nas Olimpíadas de Paris-2024, a judoca brasileira Beatriz Sousa continua no topo do pódio. Ela foi a campeã de sua categoria no último fim de semana, em Santiago, do Chile, na disputa do Campeonato Pan-Americano e da Oceania. Bia liderou a equipe verde-amarela vitoriosa na maioria das categorias e foi campeã também na disputa por equipes.
Segunda do ranking mundial, Bia superou nas quartas-de-final Karra Hanna, de Bahamas; na semifinal, a colombiana Brigitte Carabali; e na final, a neozelandesa Sydnee Andrews. Foi o sexto título continental de Bia na classe sênior, sendo o quinto consecutivo.

“Eu fico extremamente feliz em voltar de uma forma tão grandiosa, com a medalha de ouro. Isso é muito importante, mostra que já voltei com tudo para esse novo ciclo”, analisou a judoca. “Estou muito focada e confiante, e agora é começar tudo de novo para conquistar a vaga olímpica, com mais competições e mais treinamentos em busca de Los Angeles”.
A seleção brasileira de judô encerrou a disputa com 16 medalhas, fechando as disputas individuais da competição com um total de nove ouros, três pratas e quatro bronzes. O resultado garantiu ao Brasil o título de campeão geral, além da melhor campanha em Campeonatos Pan-Americanos na história do país. Além de Bia, foram campeões individuais pelo Brasil: Natasha Ferreira, Michel Augusto, Ronald Lima, Shirlen Nascimento, Nauana Silva, Leonardo Gonçalves, Rafael Macedo e Gabriel Falcão.
No último domingo, dia 27, foram realizadas as disputas mistas por equipes. A do Brasil levou o ouro ao vencer o Chile na semifinal por 4 a 0; e Cuba na final por 4 a 0. Com isso, os brasileiros encerraram a competição com dez ouros, sendo nove individuais e um por equipes. Agora, o próximo desafio da seleção brasileira de judô será no Grand Slam do Cazaquistão, de 9 a 11 de maio.
Comments