top of page

Jogos de Paris-2024: Maior museu de arte do mundo vira academia


     A Mona Lisa, a Vênus de Milo, a Vitória de Samotrácia, uma inestimável coleção de obras da Grécia, de Roma e do Egito Antigos, pinturas do Renascimento e cerca de 38 mil objetos espalhados por mais de 72,7 mil metros quadrados fazem do parisiense Louvre o Museu mais famoso e mais visitado do planeta, capaz de atrair  anualmente 9,6 milhões de turistas, sedentos de história e cultura. Mas nestes meses que antecedem os Jogos Olímpicos de Paris, previstos para ocorrerem entre os dias 26 de julho e 11 de agosto, o Louvre está sendo transformado numa gigantesca academia de ginástica.


ree

     Assim, como parte da ação denominada “Run in the Louvre” (algo como “Correr no Louvre”), os portais do museu foram abertos a grupos de participantes, que têm feito sessões de dez minutos de atividades físicas, como corridas, alongamentos, ioga e até mesmo dancehall, uma dança jamaicana. Tal projeto faz parte  do programa Olimpíadas Culturais, desenvolvido pelos organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris, com o objetivo de estabelecer uma ponte entre as atividades físicas e o mundo cultural da cidade.

Um dos pontos turísticos mais visitados da capital francesa, assim como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, a Basílica do Sacre Coeur, em Montmartre, a Catedral de Notre Dame, o Moulin Rouge, os tradicionais cafés e as pontes sobre o Rio Sena, o Museu do Louvre é um marco na história de Paris, da França e do mundo da cultura. Está localizado na margem direita do Sena, no primeiro distrito da metrópole. Localiza-se no Palácio do Louvre, originalmente denominado de Castelo do Louvre, edificado  nos séculos XII e XIII durante o reinado de Filipe II. O edifício foi ampliado várias vezes para formar o atual Palácio do Louvre.  

     Após vários períodos históricos e ações de diferentes governos, a atual coleção do Louvre é dividida em seções como: antiguidades egípcias; antiguidades do Oriente Próximo; antiguidades gregas, etruscas e romanas; artes islâmica; esculturas; artes decorativas; pinturas; impressões e desenhos.

     Os idealizadores do Run in the Louvre planejaram um total de 16 sessões, coordenadas pelo coreógrafo francês Mehdi Kerkouche. O projeto vai se estender até o dia 31 de maio, e cada sessão vem reunindo até 30 participantes.

     Este projeto não será o único vínculo entre o Louvre e os Jogos. Já foi anunciado que a  tocha olímpica também vai passar pelos arredores do museu, muito provavelmente a 14 de julho, data nacional que marca a Revolução Francesa de 1789.  Além disso, a área externa do Louvre servirá de palco para competições de ciclismo e para a passagem da maratona.

 
 
 

Comentários


Contato  

Bruxellas Produções

Tel. +55 21 983740568

sportsm.bruxellas@gmail.com

Horário

Seg - Sexta 11:00 - 18:30

Saturday 11:00 - 17:00

Sunday 12:30 - 16:30 

 

Fale
com a gente:)

Obrigado(a)

bottom of page