Por Andréa Bruxellas
Foi suada e merecida. A medalha de ouro, conquistada na manhã desta segunda-feira (5), veio coroar anos de exaustivo treinamento de saltos e acrobacias em busca de uma apresentação irrepreensível em Paris-2024. As chegadas cravadas e as acrobacias de tirar o fôlego dos que assistiam, não deixaram dúvidas: seria difícil para qualquer outra ginasta fazer uma apresentação tão próxima da perfeição na final olímpica do solo. Até para Simone Biles que, com a humildade de uma campeã, que desta vez ficou com a prata, fez questão de reverenciar a brasileira juntamente com a compatriota Jordan Chiles, medalha de bronze.
Foto: Reprodução @basquetedaluz
Rebeca Andrade estava no alto do pódio e este sempre foi o sonho dos brasileiros, que já tinham sentido esse gostinho nas olimpíadas de Tóquio-2020 no salto mas ansiavam pelo mesmo reconhecimento no solo. Entre esses brasileiros está o coreógrafo da seleção brasileira, Rhony Ferreira, que numa parceria perfeita com a ginasta, construiu a coreografia que brilhou em Paris-2024, com Beyoncé, Anitta e muita ginga brasileira.
Ao sportsm.com.br, depois da conquista de Rebeca, Rhony não conseguiu esconder a emoção.
“Estou com o coração transbordando em alegria, Rebeca foi excepcional, linda e muito precisa, mereceu a medalha de ouro e eu realmente fico sem palavras para expressar toda essa emoção. Foi um trabalho feito com amor. Viva Rebeca Andrade! Viva o Brasil campeão olímpico!”
Esse talvez tenha sido o último solo de Rebeca em Jogos Olímpicos, mas o feito dela pode demorar anos a ser batido. Ela é a primeira atleta da história brasileira de qualquer gênero e modalidade a ganhar seis medalhas olímpicas. Com os dois ouros, três pratas e um bronze, Rebeca superou a recorde anterior que era dos velejadores Robert Scheidt e Torben Grael, que têm dois ouros, duas pratas e um bronze. Além disso, deixou sua marca registrada na história olímpica e um incentivo permanente para que os atuais e novos patrocinadores ajudem a alavancar ainda mais a ginástica artística brasileira que hoje merece a reverência do mundo.
Comments