O ano de 2024 é mesmo de Rebeca Andrade. Maior colecionadora de medalhas olímpicas, seis no total, a Rainha do esporte olímpico brasileiro se tornou uma referência mundial na ginástica artística e na sociedade como um todo. E foi incluída na lista das 100 Mulheres Mais Influentes do Mundo de 2024 pela rede de TV britânica BBC, uma das distinções mais prestigiadas do cenário internacional.
O reconhecimento, feito por uma das mais importantes empresas de comunicação do planeta, destaca não apenas suas conquistas na ginástica, mas também sua postura como uma líder que inspira jovens ao redor do mundo. Rebeca Andrade tem o recorde brasileiro de medalhas olímpicas. Em Tóquio-2020, conquistou um ouro e uma prata; e em Paris-2024, um ouro, duas pratas e um bronze. Além disso, a ginasta tem nove medalhas em Mundiais, sendo três ouros, quatro pratas e dois bronzes.
Foto: Reprodução YouTube
A TV inglesa exaltou as conquistas da atleta brasileira.
“Ela ganhou o ouro no solo em Paris-2024, derrotando a ginasta mais condecorada do mundo, Simone Biles. Durante a cerimônia de premiação, Biles e sua companheira, a ginasta americana Jordan Chiles (que depois perderia o bronze) se curvaram para a brasileira, um gesto que viralizou e se tornou um emblema da Olimpíada deste ano”, ressaltou a rede britânica. “Vinda de uma família de oito filhos, até os 10 anos de idade Andrade caminhava para as sessões de treino da favela aonde morava nos arredores de São Paulo, enquanto sua mãe, solteira, limpava casas para pagar seu treinamento. Sua ascensão a fez superar muitos ferimentos graves, e ela falou abertamente sobre cuidar da saúde mental.”
Ao saber da indicação, Rebeca publicou e suas redes sociais:
"Ser resiliente está relacionado à forma como lidamos com as coisas que acontecem com a gente e a ajudar minhas colegas de equipe a ver o lado bom mesmo quando as coisas estão muito ruins".
Além da ginasta, duas outras brasileiras estão no top 100: Lourdes Barreto, ativista pelos direitos das prostitutas, e a bióloga Silvana Santos, que identificou a síndrome de Spoan (paraplegia espástica, atrofia óptica e neuropatia).
Comments